A COMPANHIA
Um dos maiores e mais modernos fabricantes de móveis planejados da América Latina, a Unicasa tem origem em 1985, em Bento Gonçalves (RS). Inicialmente com foco na fabricação de móveis para cozinhas com a marca Dell Anno, logo expande suas atividades e linhas de produtos, respaldado pela diversificação dos canais de distribuição. Nessa fase, revendas exclusivas, lojas multimarcas e pontos de venda em magazines ampliam a presença da empresa no país.
Em 2003, com a criação da marca Favorita, surge também uma nova forma de comercialização. Esta tem foco nos pontos de venda multimarcas, já a Dell Anno passa a ser a marca principal, com presença apenas em revendas exclusivas. A expansão do negócio ganha reforço com a marca Telasul, em 2007, para atender grandes redes varejistas com produção de móveis seriados.
Para amparar o crescimento da empresa e promover a qualificação de colaboradores e revendedores, é criada a Universidade Corporativa e implantado o Programa de Trainee. As novas demandas do mercado levam ao reposicionamento das marcas Dell Anno e Favorita e à ampliação do portfólio da companhia, com a criação, em 2009, da marca New, para atender o crescimento de consumo da classe média. Parcerias com a construção civil e com o ramo hoteleiro dão origem à Unicasa Corporate, para capitalizar a expansão desses nichos e aproveitar oportunidades decorrentes dos investimentos no país.
Em 2009, as campanhas da Dell Anno passam a contar com o respaldo de imagem de grandes nomes da moda, como Carol Trentini e Izabel Goulart. Neste processo, passa a ser a marca premium, com diferenciais exclusivos e aliando alta tecnologia, moda e arquitetura. Parcerias com estilistas, como Reinaldo Lourenço e Glória Coelho, levam à criação de acabamentos exclusivos. É uma nova fase de reconhecimento e valorização, reforçada a partir de 2011, ao se vincular com estilo e comportamento. Paralelo a isso, surgem as lojas próprias e o patrocínio à SPFW. Já a marca New patrocina o Big Brother Brasil e tem inserções no programa Caldeirão do Huck, numa estratégia de comunicação para um público mais jovem.
Uma nova etapa também se inicia em 2012 com a abertura de capital, no segmento de Novo Mercado da B3. Um ano depois, o lançamento da marca Casa Brasileira democratiza o móvel planejado, chegando a todas as regiões do país com preço acessível. A Unicasa consolida seu objetivo de apresentar soluções modernas, dinâmicas e de alta qualidade a clientes de diferentes perfis.
Novas tecnologias são incorporadas, como a borda laser, garantindo peças mais bonitas e com maior resistência e durabilidade. Mudanças no cenário econômico levam ao encerramento da operação com lojas próprias e à realização de investimentos para internacionalização da companhia. A partir de 2018, são abertas lojas Dell Anno na América do Norte e há a constituição da Unicasa North America.
No mesmo ano, é lançada a primeira revista customizada da Casa Vogue, com conteúdo exclusivo para a Dell Anno. Em 2020, diante dos impactos da pandemia, a marca apresenta sua Coleção Manifesto e o novo showroom em transmissão online, conectando Brasil e Itália, berço do design. O evento incentiva ainda o engajamento social, com o projeto Cozinhas Solidárias da ONG Gastromotiva.
Já em 2022, a Dell Anno eleva seu trabalho ao estado da arte ao homenagear o arquiteto português Álvaro Siza, na campanha Singular. A marca leva seu mobiliário para dentro da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, única obra em território brasileiro do homenageado.
Nos últimos anos, a empresa opta pela descontinuidade da Favorita, o que se consolida em 2022, visando a concentrar esforços nas marcas mais consolidadas e otimizando recursos para expansão de rede, marketing, treinamentos, lançamentos e produtos. Nesse processo, os pontos de vendas em locais estratégicos são convertidos em outras marcas.
A Unicasa também investe no mercado internacional. Em janeiro de 2023, a Dell Anno assume a loja de Miami, localizada no Design District. Em Outubro de 2023 foi aberta a loja de Nova York, situada num dos principais polos de móveis da Big Apple, próximo do Madison Square Park e da Quinta Avenida.
Assim, antevendo tendências e acompanhando transformações da sociedade, a Unicasa comprova seus princípios e sua capacidade de gestão. A aposta para os próximos anos é aprimorar ainda mais a combinação de processos industriais avançados e sustentáveis, e com marcas fortes, conectadas com o mercado e atendendo diferentes segmentos.
LINHA DO TEMPO
1985 - Fundação da Unicasa pelas empresas Grendene, Telasul Artefatos de Arame e Pozza, com a denominação de Premier Móveis. No mesmo ano, a razão social é alterada para Dell Anno Móveis. Nasce a marca voltada a um público exigente em termos de comportamento e estilo.
1987 a 2003 - Diversos processos de reestruturação alteram as participações dos sócios no capital social.
1990 - A primeira loja com revenda exclusiva da Dell Anno é aberta, dando início a uma jornada de sucesso.
2003 - Criação da marca Favorita e alteração da razão social para Única Indústria de Móveis Ltda.
2004 - Transformação da empresa em sociedade anônima. A razão social é alterada para Única Indústria de Móveis S.A.
2007 - Firmado com a Telasul contrato de licença de uso não-exclusivo da marca. Criada a Universidade Corporativa e implantado o Programa de Trainee.
2007 a 2009 - Reposicionamento das marcas Dell Anno e Favorita. Em 2009, é criada a New, em rápida resposta ao boom de consumo no país. Razão social é alterada para Unicasa Indústria de Móveis S.A.
2010 - Criação da divisão de negócios Unicasa Corporate para atender construtoras e rede de hotelaria.
2012 - Abertura de capital, no segmento de Novo Mercado da BM&FBovespa. Início do projeto de lojas próprias da Unicasa.
2013 - Lançamento da Casa Brasileira, para democratizar o acesso ao móvel planejado. Móveis pintados (lacca) passam a fazer parte do portfólio das marcas como diferencial de mercado.
2017 - Lançamento da borda laser, evolução significativa em qualidade e estética, com a nova tecnologia de fusão de bordas. Tem início o processo de internacionalização da Dell Anno, com a primeira loja nos Estados Unidos. A marca recebe o Top de Marketing da ADBV, pela aposta na simbiose de moda e arquitetura em seu reposicionamento.
2018 - Abertura de seis lojas Dell Anno na América do Norte. Estratégia de comunicação da marca New é vinculada ao ator e apresentador Rodrigo Hilbert. Encerramento das operações de lojas próprias. Lançamento da coleção de laccas assinada pela estilista Isabela Capeto, a Capeto Colors.
2020 - Dell Anno apresenta sua nova Coleção Manifesto e novo showroom através de transmissão em quatro atos via Instagram, conectando Brasil e Itália, berço do design.
2022 - Dell Anno homenageia o arquiteto português Álvaro Siza na campanha Singular. Favorita é descontinuada, visando a concentrar esforços nas marcas mais consolidadas.
2023 - Inauguração das lojas Dell Anno em Miami e Nova York.
cotações
ucas3: -
ibov: -
USD: -
Euro: -