Unicasa Móveis - Relações com Investidores

Governança Corporativa / Código de Ética e Conduta

Código de Conduta Unicasa: UNICASA INDÚSTRIA DE MÓVEIS S.A.

Aprovada em Reunião de Assembleia Geral Extraordinária realizada em 27 de fevereiro de 2012.

 

Introdução

O Código de Conduta da Unicasa Indústria de Móveis S.A. (“Código de Conduta” e “UNICASA”) tem por objetivo regulamentar, em linhas gerais, os princípios éticos e normas de conduta que devem nortear as ações da UNICASA e que devem ser preservados em seu relacionamento com administradores, funcionários, prestadores de serviços e demais pessoas e entidades com as quais a UNICASA se relacione (“Colaboradores”).

A reputação e a credibilidade da UNICASA são ativos importantes que a empresa dispõe. Os princípios éticos que orientam a atuação da UNICASA contribuem para a preservação da imagem da UNICASA como entidade sólida e confiável perante os clientes, fornecedores, consumidores, investidores e colaboradores em geral.

As diretrizes deste Código de Conduta devem ser observadas por todos os Colaboradores da UNICASA, independentemente das suas atribuições e responsabilidades.

 

Valores Unicasa

1) Meritocracia Nosso ativo mais importante são pessoas competentes, trabalhando duro e em equipe, crescendo na medida do seu talento e sendo recompensadas por seus resultados.

2) Foco nos resultados Atingir lucros consistentemente acima da média de mercado é prioridade total.

3) Empresa enxuta Buscamos constantemente o menor custo com  qualidade. Todo recurso deve ser usado na criação de valor e desperdícios devem ser eliminados.

4) Agilidade Procuramos Colaboradores que saibam fazer e façam rápido. Quem não suporta pressão, não se adapta.

5) Dor de dono Nossos Colaboradores devem trabalhar como se fossem donos do negócio. Todo processo deve ter um responsável com autoridade para agir sem complacência com o erro.

6) O exemplo vem de cima Lideramos agindo de acordo com os nossos Valores, cumprindo o que prometemos. Desvios de conduta e falta de ética não são tolerados.

7) Aprendizado contínuo Aprendizado, aperfeiçoamento e educação constituem uma busca contínua da Unicasa. Dedicamos muito tempo e pesquisa para oferecer treinamentos diferenciados para todos os Colaboradores.

8) Proximidade com o mercado Trabalhamos conectados a todo processo, com ênfase nos pontos de contato com o consumidor. Todos os funcionários devem experimentar e entender o processo comercial.

9) Fábrica de gente Nosso recrutamento é contínuo. Escolher Colaboradores com elevado potencial, desenvolvê-los, inspirá-los e mantê-los motivados é a principal tarefa dos líderes da Unicasa.

10) Transparência e prestação de contas Não temos medo de ver os fatos como são. Encorajamos uma comunicação clara, objetiva e tempestiva entre nossos Colaboradores.

 

Relação com Colaboradores

O relacionamento da UNICASA com seus Colaboradores está baseado na transparência, confiança, integridade e no respeito pelo ser humano em sua individualidade, privacidade e dignidade.

A admissão procura atender aos requisitos básicos de cada função, em conformidade com os critérios predeterminados.

A promoção é baseada na meritocracia.

A UNICASA rejeita qualquer atitude de discriminação de religião, convicção filosófica ou política, nacionalidade, origem, sexo, idade, cor, preferência sexual, estado civil ou deficiência física ou mental.

UNICASA busca oferecer um ambiente onde a integridade física e mental de seus Colaboradores seja assegurada.

Os Colaboradores devem utilizar o patrimônio, o horário de expediente e informações da UNICASA somente para fins de trabalho e/ou de interesse da própria UNICASA.

É vedado aos Colaboradores oferecer ou aceitar presentes ou alguma vantagem econômica de qualquer natureza, que possam ser correlacionadas com qualquer tipo de negociação da UNICASA, exceto objetos de pequeno valor categorizados como brindes no valor de até R$ 100,00 (cem reais). Presentes de maior valor devem ser encaminhados ao departamento de Recursos Humanos da UNICASA para sorteio no final do ano.

Todo Colaborador deve cumprir a política de segurança de informática estabelecida pela UNICASA na utilização de recursos de tecnologia da informação.

O responsável pela área deve ser informado pelo Colaborador sempre que alguma atividade particular possa interferir ou conflitar com os interesses da UNICASA, devendo esclarecer sua natureza e extensão. Da mesma forma, o responsável pela área deve ser informado, sempre que exigido pela UNICASA, caso o Colaborador possua investimentos em ações de emissão da UNICASA e quando houver qualquer participação de seu cônjuge/companheiro(a) ou de parentes de até primeiro grau em empreendimentos concorrentes com a UNICASA.

Não é permitido aos Colaboradores empregar informações de que disponham em virtude de suas atividades, beneficiando a si próprio ou a terceiros, para aconselhar a compra ou venda de ações de emissão da UNICASA, ou utilizar informações que não sejam de domínio público.

Somente mediante autorização o Colaborador poderá representar a UNICASA junto ao público externo e imprensa.

Os Colaboradores devem manter lealdade à UNICASA, não utilizando em benefício próprio ou de terceiros, com ou sem prejuízo para a UNICASA, as oportunidades comerciais de que tenham conhecimento em razão do exercício de seu cargo.

Cabe aos Colaboradores, dentro das suas atribuições, a preservação do nome e da imagem da UNICASA.

 

Relação com Clientes

A satisfação dos clientes é a base do sucesso da UNICASA. Os clientes devem ser atendidos com presteza e agilidade, sendo- lhes oferecidas informações claras, precisas e transparentes. O cliente sempre deverá obter respostas às suas solicitações, de forma adequada e no prazo determinado. A UNICASA direciona seus esforços para que o valor percebido pelos clientes com relação à qualidade dos produtos e do atendimento proporcione confiança e estabeleça um relacionamento de longo prazo.

As despesas com clientes relacionadas a refeições, transporte, estadia ou entretenimento são aceitáveis desde que justificadas por motivo de trabalho, realizadas dentro dos limites razoáveis e que não impliquem constrangimento nem necessidade de retribuições.

 

Relação com Fornecedores

A UNICASA busca estabelecer uma relação duradoura e de confiança mútua com seus fornecedores, sem prejuízo dos princípios da livre iniciativa e da lealdade na concorrência.

O critério de seleção de fornecedores deve levar em conta seu comportamento ético e socialmente responsável, além de critérios técnicos e financeiros.

Despesas com fornecedores relacionadas a refeições, transporte, estadia ou entretenimento são aceitáveis desde que justificadas por motivo de trabalho, realizadas dentro dos limites razoáveis, e que não impliquem constrangimento nem necessidade de retribuições.

 

Relação com Concorrentes

A competitividade dos produtos fabricados e/ou comercializados pela UNICASA deve ser exercida com base na concorrência leal. Não devem ser feitos comentários que possam afetar a imagem dos concorrentes ou contribuir para divulgação de informações prejudiciais infundadas sobre eles, devendo o concorrente ser tratado com o mesmo respeito que a UNICASA espera ser tratada.

É expressamente proibido fornecer informações estratégicas, confidenciais ou, sob qualquer outra forma, prejudiciais aos negócios da UNICASA a terceiros, incluindo, mas não se limitando, aos concorrentes.

 

Relação com os Acionistas e Investidores

O relacionamento com os acionistas e investidores deve basear-se na comunicação precisa, transparente e tempestiva de informações que lhes permitam acompanhar as atividades e o desempenho da UNICASA.

O tratamento dispensado aos acionistas da UNICASA independe da quantidade de ações de que sejam titulares, observadas as restrições legais. A todos os acionistas será proporcionado fluxo de informações com igualdade de tratamento, nos termos da legislação aplicável.

 

Atividades Políticas

A UNICASA não fará restrições às atividades político-partidárias de seus Colaboradores. No entanto, os mesmos deverão agir sempre em caráter pessoal e de forma a não interferir em suas responsabilidades profissionais.

É terminantemente proibido o exercício de atividades político-partidárias no ambiente de trabalho e que envolvam, sob qualquer forma, recursos da UNICASA. Os integrantes tampouco poderão usar uniformes da UNICASA quando no exercício de atividades políticas.

 

Relação com Meio Ambiente

O equilíbrio do meio ambiente e a preservação da natureza são de fundamental importância para a atividade empresarial da UNICASA. A UNICASA tem participação ativa na prevenção ao desperdício de recursos naturais mediante o zelo e cuidado na fabricação, manuseio e transporte dos seus produtos. É responsabilidade de cada Colaborador contribuir para a conservação e a melhoria do meio ambiente.

 

Violações

É esperado que os Colaboradores cumpram com todas as diretrizes estabelecidas neste Código de Conduta em todas as circunstâncias. No caso de violação de uma conduta, prática ou política da UNICASA, o Colaborador estará sujeito às medidas disciplinares cabíveis, que incluem advertência, suspensão,  demissão por justa causa e demais penalidades previstas na legislação aplicável. O Colaborador que tiver conhecimento de violação a qualquer das disposições deste Código de Conduta, por parte de qualquer pessoa, deverá levar tal fato ao conhecimento do gestor da sua área.

 

Recursos Humanos

Caberá ao Diretor de Recursos Humanos da UNICASA julgar os casos de violação de maior gravidade deste Código de Conduta e impor as sanções disciplinares cabíveis, bem como deliberar sobre o esclarecimento de dúvidas com relação ao seu texto.

 

Disposições Gerais

Serão levadas ao conhecimento de todos os Colaboradores as diretrizes de conduta contidas neste Código de Conduta. Nenhum Colaborador poderá alegar desconhecimento das diretrizes constantes do presente Código em qualquer hipótese ou sob qualquer argumento. Por essa razão, este Código de Conduta deverá ser expressamente aderido pelos Colaboradores da UNICASA mediante assinatura de Termo de Recebimento e Compromisso sobre seu conteúdo, nos termos do Anexo I.

Este Código de Conduta entrará em vigor na data de sua aprovação pela Assembleia Geral de Acionistas da UNICASA, ficando revogadas todas e quaisquer disposições em contrário.


voltar ao topo

Busca

Dell Anno Favorita New Móveis Casa Brasileira Unicasa Corporate

Rodovia Federal BR 470, Km 212, 930 - Bento Gonçalves - RS - CEP: 95707-540 - Caixa Postal: 2505 - Fone: +55 (54) 3455 4444 - SAC: 0800 6464 226Desenvolvido por Triacca Design Digital