Unicasa Móveis - Relações com Investidores

A Companhia / Estrutura Produtiva e Comercial

Processo de Produção

Características do Processo de Produção

Possuímos um parque fabril localizado em Bento Gonçalves, RS, com aproximadamente 50 mil m² de área construída e capacidade média de produção de 184.800 módulos de móveis por mês.

Nosso parque fabril conta com duas fábricas destinadas: (i) à fabricação dos produtos das marcas Dell Anno e Favorita; e (ii) à produção dos produtos das marcas New e Telasul e Casa Brasileira.

Nosso parque fabril conta com alta tecnologia e com um modelo de produção versátil, que nospermite fabricar produtos somente após a realização de pedidos e, mesmo assim, entregá-los com agilidade (prazo máximo de 10 dias por pedido), proporcionando a manutenção de baixos níveis de estoque de produtos acabados. A produção de módulos de móveis atingiu 1,52 milhão em 2009, 1,79 milhão em 2010, 1,70 milhão em 2011 e em 2012. Cabe destacar que foram investidos em 2011 R$25milhões e em 2012 R$7,2 milhões, em máquinas e equipamentos, com foco na otimização das rotinas de produção e consequente aumento de capacidade produtiva.

Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos – (“P&D”)

Lançamos anualmente, entre os meses de fevereiro e maio, para cada uma de nossas marcas uma nova coleção de produtos. Adicionalmente, durante todo o ano são atualizadas as coleções de produtos existentes, aperfeiçoando o sistema funcional e incluindo novas cores, texturas e acessórios, dentre outros, com o objetivo de fornecer aos revendedores de nossos produtos, aos lojistas e aos consumidores um portfólio atualizado com base nas tendências do mercado demóveis nacional e internacional.

O processo de P&D é composto por uma série de etapas e atividades desenvolvidas por equipes multidisciplinares integradas, de forma a assegurar o lançamento de produtos de alta qualidade e proporcionar aos consumidores uma solução completa em móveis planejados. A concepção de nossos produtos é feita por uma equipe própria de arquitetos, designers e engenheiros, divididos em núcleos de criação e pesquisa, individuais e independentes para cada marca. Esses profissionais são responsáveis por interpretar as tendências do mercado nacional e internacional de design, moda e arquitetura e aproveitá-las em nossas coleções anuais.

Os profissionais da área de P&D, especializados em design, marketing, comportamento do consumidor e desenvolvimento de produtos, mantêm-se constantemente atualizados, buscando referências, realizando pesquisas e estudando as tendências do setor moveleiro. As principais fontes de pesquisa são:

(i) participação em feiras e eventos nacionais e internacionais, onde são verificadas as principais tendências e novidades do setor moveleiro;

(ii) pesquisa de novos materiais e acessórios junto aos fornecedores;

(iii) monitoramento das mídias on-line e off-line especializadas e do mercado moveleiro, e

(iv) consultoria de empresa europeia, sediada em Londres, especializada em tendências de consumo no universo home-decor.

De modo a complementar o processo de P&D, participam do desenvolvimento os seguintes departamentos: comercial, arquitetura, marketing, engenharia e produção, sendo essa integração parte fundamental do processo de lançamento de novos produtos para o mercado. Entendemos que a interatividade destas áreas torna o processo de desenvolvimento mais ágil e produtivo, e, por consequência, mais direcionado ao seu objetivo que é proporcionar aos clientes e consumidores o acesso a produtos inovadores, de alta qualidade e forte apelo comercial.

Destacamos mais uma vez que o principal objetivo do processo de P&D é a concepção e escolha de produtos alinhados ao posicionamento de mercado e estratégia competitiva adotada para cada uma das marcas, focado no desenvolvimento de padrões, desenhos, cores, texturas, modulações, ferragens, acessórios, acabamentos e complementos.

Processo de Produção

O fluxograma simplificado (imagem na galeria abaixo) mostra o processo de produção até a chegada de nossos produtos às revendas exclusivas e lojas multimarcas.

O processo de produção se inicia com o desenvolvimento dos projetos nas revendas exclusivas, que é realizado por arquitetos ou técnicos, em software específico (Promob). Os clientes participam ativamente na concepção do projeto e na escolha dos produtos que farão parte dos ambientes por eles escolhidos. Por esse motivo, e com o objetivo de preparar equipes qualificadas de atendimento e venda, fornecemos à rede de revendas uma estrutura de suporte em treinamento, por meio da Universidade Corporativa Unicasa, que compreende, desde a orientação sobre produto e desenvolvimento de projetos, até a montagem dos módulos de móveis, pós venda gestão de pessoas e administração do próprio negócio.

Após a finalização da etapa de desenvolvimento do projeto, o revendedor exclusivo (lojista) encaminha para a área de vendas os pedidos dos clientes, acompanhados dos respectivos projetos, que, após serem processados em nosso sistema, darão início aos planos de produção. No caso das lojas multimarcas, como a linha de produtos oferecida compreende, tão somente, móveis padronizados, para o início do plano de produção, basta que o lojista nos encaminhe os pedidos dos clientes, não havendo, portanto, necessidade de desenvolvimento de um projeto específico.

A etapa posterior ao recebimento dos pedidos e projetos, quando for o caso, é o encaminhamento dos pedidos dos clientes à área de PCP - Programação e Controle da Produção, que irá gerar os planos de produção por meio de sistemas integrados de manufatura. Os referidos sistemas emitem as necessidades de compras dos insumos, dos acessórios, das embalagens e de outros materiais que serão utilizados na fabricação dos produtos incluídos nos pedidos dos clientes e desenvolvem um planejamento adequado de produção, visando a minimizar perdas de insumos e a assegurar o embarque dos produtos nos prazos acordados, um melhor controle de custos, e um planejamento otimizado de utilização de recursos.

Via de regra, todos os fornecedores atendem aos prazos de fornecimento das matérias primas e insumos utilizados no processo de produção. Não obstante, existem políticas de estoque mínimo de segurança suficiente para garantir por vários meses a demanda dos nossos clientes.

Após a geração dos planos de produção, inicia-se a produção dos módulos de móveis, que é constituída pelas seguintes fases: corte, acabamento, furação, estoque, embalagem e expedição nos quatro centros de produção, conforme descrito a seguir:

Centro de Corte: composto por máquinas seccionadoras, que realizam os cortes das chapas de MDF e MDP utilizadas para a produção dos módulos de móveis.

Centro de Acabamento: composto por máquinas perfiladeiras e bordatrizes, que desenvolvem os processos de ranhura, rebaixe, aplicação de bordas e acabamento das chapas de MDF e MDP utilizadas para a produção dos módulos de móveis (perfil 45°, perfil boleado ou laminado).

Centro de Furação: composto por máquinas furadeiras totalmente automatizadas que fazem os diversos tipos de furação nas chapas de MDF e MDP utilizadas para a composição dos módulos de móveis. Esta é a última etapa do processo de beneficiamento das peças.

Centro de Embalagem: composto por esteiras selecionadoras, nas quais as peças e componentes são agrupadas para formar o módulo de móvel que será embalado e encaminhado para a expedição.

No centro de embalagem, os módulos de móveis são monitorados por meio de leitura ótica das etiquetas (código de barras) neles fixadas durante o processo de produção, permitindo o controle dos pedidos prontos para o embarque. Também na área de expedição é realizado o monitoramento dos módulos de móveis por meio de leitura ótica, quando do embarque dos produtos para os revendedores e lojistas. Destacamos que foi implantado em junho de 2011 um sistema de leitura ótica por código de barras nas revendas exclusivas e lojas multimarcas, para conferência de todos os módulos de móveis recebidos e verificação da sua conformidade com o pedido que foi enviado à fábrica.

Atualmente, 92% dos produtos de nosso portfólio são produzidos em nossas instalações fabris. Peças especiais (peças com acabamentos e medidas diferentes daqueles produzidos em nosso parque fabril) e acessórios customizados (puxadores, aramados, portas de alumínio e luminárias), que complementam a linha de produtos, são produzidos por empresas terceirizadas. Em alguns casos, enviamos diretamente para as empresas terceirizadas os insumos necessários (chapas de MDF e MDP) para a produção das peças especiais. O controle de qualidade dos produtos fabricados por empresas terceirizadas segue os mesmos critérios dos produtos fabricados por nós. Tais produtos são fabricados com base em desenhos técnicos fornecidos por nós. Para verificar o controle de qualidade das empresas terceirizadas, nossos técnicos inspecionam suas linhas de produção in loco, de forma a verificar, dentre outros aspectos, a procedência do material utilizado, garantindo, assim, a qualidade do produto final.

Para a otimização do parque de máquinas e mão de obra, utilizamos o Sistema “PreActor”, que realiza o controle do fluxo de produção e também permite que as manutenções sejam programadas com antecedência e sem interferência na programação de produção. Integrado a este sistema, utilizamos, ainda, o Sistema de Gestão da Produção – SSP, que permite, em tempo real, o rastreamento das peças durante o processo produtivo, garantindo um gerenciamento adequado dos materiais e das pessoas envolvidas em tal processo. Ainda, as áreas de Métodos e Processos e Engenharia de Produto trabalham constantemente no desenvolvimento de novos fluxos de produção e em mudanças de layout das unidades de produção, buscando incrementos de produtividade.

Nosso parque fabril possui máquinas e equipamentos modernos, os quais foram adquiridos junto aos mais reconhecidos fornecedores mundiais da indústria. Estamos focados no atendimento ao mercado, com alta qualidade, compromisso com os prazos de entrega e baixos custos de produção. Os investimentos estão diretamente voltados a melhorias de qualidade dos produtos, flexibilização da cadeia produtiva, reduções de custos (estoques de produtos prontos e em elaboração) e minimização de perdas. Os gastos em imobilizado (CAPEX), em investimentos e intangível nos anos de 2009, 2010, 2011 e 2012, foram de: R$9,99 milhões, R$8,67 milhões, R$30,32 milhões e R$28,8 milhões, respectivamente. A capacidade instalada utilizada nos anos de 2009, 2010 e 2011 foi de 90,9%, 93,7% e 64,6% e 76,5%, respectivamente.

Todas as máquinas utilizadas em nosso processo de produção possuem seguro.

 

Produtos e Marcas

Nossas marcas recebem grandes investimentos em campanhas de marketing associadas a top models, celebridades, arquitetos e estilistas, buscando alta projeção nos segmentos de decoração, arquitetura e moda, conforme o público que visam atingir.  Com posicionamentos complementares, nossas marcas são percebidas pelos consumidores e pelo mercado de decoração como de alto valor qualitativo nos seus segmentos. Nossas marcas são:

  • Dell Anno: focada na linha Premium e voltada para as Classes A e B, oferece produtos de maior valor agregado, com design contemporâneo e conceitos minimalistas, apresentando como diferencial a identificação com o universo da moda;  
  • Favorita: posicionada como marca intermediária no que se refere a preço e público-alvo, é destinada às Classes B e C. Nossas ações de marketing buscam associar essa marca a soluções versáteis e completas, de modo a gerar uma excelente percepção de qualidade e preço;  
  • New: destinada principalmente à Classe C, é a nossa marca voltada para o aproveitamento inteligente de espaços com praticidade, estilo e preços competitivos. Concebida em janeiro de 2009 para explorar a expansão do consumo no país, a New revelou-se um caso de sucesso da Companhia.
  • Casa Brasileira: criada em 2013, através de estudos de tudo aquilo que tem a cara do Brasil, a Casa Brasileira tem o jeito de ser do brasileiro, unindo referências de todas as regiões e estados do nosso pais, além de ser a primeira marca da empresa a trabalhar com o o modelo de franquia.
  • Unicasa Corporate: marca destinada ao segmento corporativo, criada para atender a crescente demanda devido a Copa do Mundo de 2014 e as Olímpiadas de 2016 bem como o setor de hóteis, empreendimentos comercias e construtoras.

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