Unicasa Móveis - Relações com Investidores

A Companhia / Estratégia e Vantagens Competitivas

Pontos Fortes

Liderança no mercado mobiliário do país, com portfólio de marcas complementares, reconhecidas e desejadas, com penetração em todas as classes sociais.

Somos líderes em receita bruta no mercado brasileiro de móveis planejados. Nossas marcas Dell Anno, Favorita, New e Casa Brasileira, possuem grande reconhecimento no mercado nacional e alcançam, de forma complementar, todos os segmentos de consumo representados pelas Classes A, B, C e D. Com perfis distintos, nossas marcas recebem grandes investimentos em campanhas de marketing, inclusive campanhas associadas a top models, celebridades, arquitetos e estilistas, buscando alta projeção nos segmentos de decoração, arquitetura e moda, conforme o público que visam atingir. Além disso, expomos nossas marcas e produtos em feiras e mostras do segmento mobiliário do país, tais como Movelsul, Movelpar, Casa Brasil. Ainda, expomos no Salão Internacional do Móvel de Milão de 2012, realizado na Itália. Acreditamos que as nossas marcas são a base para nosso crescimento e para a alta rentabilidade do nosso negócio.

 

Ampla rede de revendedores com distribuição no Brasil e no exterior.

Desenvolvemos ao longo dos anos uma sólida rede de revendedores autorizados, estrategicamente localizados e padronizados, adequados à proposta de cada uma de nossas marcas. Presente em todos os Estados do território nacional, nossa rede de distribuição contava, em 31 de dezembro de 2013, com 832 revendas exclusivas e 2.852 pontos de venda multimarcas no Brasil. No exterior contamos com 16 revendas exclusivas e 19 pontos de venda multimarcas no exterior, localizados nos seguintes países: Uruguai, Angola, Paraguai, Colômbia, Martinica, México, Panamá, Chile, Peru, Costa Rica, República Dominicana, Moçambique, Namíbia, Guatemala, Argentina, África do Sul e Tanzânia. A capilaridade de nossa rede de revendedores atinge os mais diversos públicos e mercados, o que nos permite adquirir conhecimento de cada mercado e suas particularidades, além de potencializar a força e alcance de nossas marcas.

 

Desenvolvimento de produtos com design inovador em parque fabril de alta tecnologia e eficiência.

Nossa equipe de pesquisa e desenvolvimento (P&D) acompanha constantemente as tendências do mercado, avaliando referências estéticas, funcionais, de moda e comportamentais, com o objetivo de lançar periodicamente novas coleções com design inovador. A alta tecnologia empregada em nosso parque fabril favorece a agilidade no lançamento de novos produtos e proporciona excelência de acabamento em grande escala. Ainda, nossos modernos equipamentos fabris permitem que trabalhemos com uma linha de produtos com diferentes opções de padrões de acabamento, sem perder ganhos de escala. Isto nos confere um diferencial competitivo, uma vez que nos possibilita desenvolver linhas de produtos mais abrangentes, em termos de padrões de acabamento, com menores custos.

 

Agilidade para se antecipar às oportunidades de crescimento do setor.

Nosso setor de atuação tem sido favorecido pelas expansões do consumo, do crédito e da renda no país, bem como pelo crescimento do mercado imobiliário. Acreditamos que estamos bem posicionados para capturar as oportunidades existentes no mercado, uma vez que, em sintonia com os movimentos recentes da economia, adequamos nossa estrutura para reagir com velocidade às oportunidades iminentes. Por exemplo, em 2009, com o início da rápida expansão do consumo da Classe C, lançamos a marca New, com foco nesses consumidores. Da mesma forma, em 2010, com a rápida expansão do mercado imobiliário, residencial, comercial, hoteleiro e da construção civil, além do anúncio da realização Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos no Brasil, criamos uma divisão corporativa preparada para atender de forma personalizada as parcerias neste segmento, a Unicasa Corporate. Em 2013, lançamos a marca Casa Brasileira, focada em ambientes adequados à realidade das residências cada vez menores e buscando uma identidade cultura com cada região do Brasil.

 

Estrutura de lojas próprias.

Desde abril de 2013 a Companhia passou a operar lojas próprias, sendo cinco localizadas na cidade de São Paulo e uma na cidade de Manaus, todas sob a marca Dell Anno. Essa estrutura está amparada por uma rede própria de consultores de venda, revisores de projetos e montadores. Acreditamos que essa estrutura é um diferencial no mercado, pois temos uma interação diretamente com o consumidor final, através de uma equipe treinada e alinhada com nossas crenças e princípios. Dessa forma, podemos oferecer um serviço mais qualificado ao exigente cliente da marca Dell Anno.

 

Forte geração de caixa.

A companhia, possuí pouco capital investido, níveis reduzidos de estoque de produtos acabados (produzimos sob encomenda), prazos de vendas curtos e baixo investimento em ativo imobilizado, o que nos permite forte geração de caixa. Ainda, nosso parque fabril nos permite um aumento da capacidade produtiva da ordem de 40% sem a necessidade de investimentos adicionais relevantes, o que resulta em baixa necessidade de capital no curto e médio prazo e não compromete o nosso plano de negócios para os próximos três anos.

 

Política de recursos humanos focada em resultados e no cliente.

Nosso negócio exige um modelo de venda assistida, que se inicia com a elaboração do projeto no momento da venda, seguida da montagem e pós venda. Temos consciência da importância de revendedores motivados e comprometidos com o conceito de cada uma de nossas marcas e com o bom atendimento ao consumidor e aos profissionais especificadores (arquitetos, decoradores e designers). Diante disso, implantamos, em 2007, nossa Universidade Corporativa, iniciativa pioneira responsável por capacitar nossos empregados e nossos revendedores e suas equipes, garantido suporte e disseminação de melhores práticas em todas as etapas do processo comercial. Essa iniciativa nos proporciona ganhos de performance, decorrentes dos melhores resultados obtidos pelos nossos empregados e nossos revendedores, bem como nos garante a preservação da imagem e a valorização de nossas marcas.

 

Administração com profunda experiência no setor e gestão profissionalizada.

Alguns de nossos sócios fundadores, os quais fazem parte de nosso Conselho de Administração e/ou de nossa Diretoria, possuem mais de 20 anos de experiência no setor moveleiro. Além disso, nosso time de gestores é focado em resultados, em melhorias constantes nas práticas de administração e no retorno para os nossos acionistas. Nossa equipe de administradores e gestores tem sido fundamental para os consistentes resultados e para o crescimento obtidos pela Companhia nos últimos anos, incluindo agilidade para o desenvolvimentos de novos negócios.

 

Estratégias

 

Nossos planos de expansão e crescimento contemplam as principais estratégias abaixo.

Entendemos que a nossa geração de caixa é suficiente para fazer frente aos nossos planos de expansão e crescimento. O nosso planejamento para a consecução de tais planos sempre envolveu a hipótese de utilização do caixa gerado por nossas próprias atividades para fomentar nossa expansão orgânica.

 

Capturar as oportunidades de crescimento

Pretendemos intensificar nossos esforços para capturar as oportunidades de crescimento, investindo na qualificação de nossos revendedores, a fim de consolidar o posicionamento das nossas marcas, incentivando-os a implementar melhorias, a investir no treinamento de equipes e na gestão do negócio.

 

Capturar maiores ganhos de escala e eficiência operacional mediante o aumento das nossas vendas

Nosso crescimento e consolidação da posição de liderança no setor de móveis planejados passam pelo aumento da eficiência de nossas operações. Por meio do crescimento de vendas e do investimento constante em tecnologia, em máquinas e equipamentos, nos propiciando melhor diluição de custos fixos, maior poder de negociação com fornecedores, melhoria da produtividade e otimização da nossa capacidade fabril.

 

Rentabilizar a base de lojistas e as vendas.

No ano de 2013, continuamos o processo de reposicionamento da nossa rede de revendedores, buscando o encerrando de operações pequenas, com baixo faturamento e com pouco impacto no resultado. Esse movimento buscou homogeneizar nossa rede de revendedores para focarmos nas operações mais rentáveis, potencializando seu retorno ao empreendedor e à Companhia.

 

Ampliação constante da oferta de produtos inovadores.

Acreditamos que a inovação contínua é um elemento importante para a imagem das nossas marcas, nossa competitividade e nosso crescimento. Adicionalmente, somos reconhecidos por nosso foco em pesquisa e desenvolvimento e continuaremos a gerir nosso mix de produtos de forma a antecipar tendências e surpreender o consumidor.

 

Incrementar nossas vendas no segmento corporativo.

Com nossa capilaridade aliada à estrutura logística, capacidade e flexibilidade de produção, acreditamos estar posicionados de forma privilegiada para aproveitar oportunidades que esperamos serem significativas, em decorrência de expansão do segmento corporativo, baseada no expressivo crescimento do mercado imobiliário no Brasil e nos novos investimentos previstos para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016. Pretendemos continuar expandindo nossas parcerias com incorporadoras e empresas do ramo hoteleiro e da construção civil, o que acreditamos que permitirá a alavancagem de nossas vendas neste segmento.


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